Centro Holístico de Eventos e Tratamento Terapêutico – Contato: (48) 4052-9209(Fixo) – (48) 99982-3401(Tim) – Plantão (48) 99117-7777 – (WhatsApp +55489982-3401)

O MAGNÉSIO III

Terapeuta Online/Produtos Naturais/Ensino a Distância/Auto-ajuda


Na qualidade de terapeuta holístico, trago para o Portal de Informações do IMMB um interessante artigo que acredito ser de autoria do colega de profissão Ramutis Idika, dividindo em seis partes para facilitar a leitura.
Abraços
Egídio


E TEMOS TANTA CARÊNCIA ASSIM DE MAGNÉSIO?

Leia com interesse este artigo completo. Ajudará muito na sua saúde.

Ramutis Idika

Sim, temos. A nossa alimentação é carente dele. Ninguém repõe o magnésio nos solos cultivados intensamente há décadas ou séculos. Não há esse hábito. Colocam-se fertilizantes, mas ninguém se lembra do magnésio. Ou não sabem dele. Pesquisas nos EUA apontaram grande falta dele na alimentação e quase 90% da população de lá tem sua deficiência. No Brasil não deve ser diferente, já que os nossos problemas de saúde são tão parecidos com os deles. É preciso ressaltar também uma coisa importante: não adianta dosar o teor do magnésio no sangue que poderá resultar em falso positivo. Ele deve ser dosado nos tecidos como o ósseo, o muscular, do fígado, nervoso… e aí a análise já é mais complicada e cara. Além disso, podemos ter carência devido ao nosso estilo de vida. O stress, a ansiedade, o nervosismo, o álcool, o fumo, a poluição, os agrotóxicos nos alimentos, os conservantes, os corantes, adoçantes e outras química contidas nos alimentos industrializados, tudo isso depleta o magnésio celular criando uma falta crônica dele. Muitas condições patológicas levam também à sua depletação tais como: a diarréia crônica, doenças renais, doenças endócrinas como o hiperparatiroidismo, hipertiroidismo, hiperaldosteronismo (excesso de urina), o diabetesmélito… Há doenças que depletam e outras que dificultam sua absorção, como os intestinos presos e a diarréia por outro lado. Muitas drogas também o fazem, como os diuréticos, os quimioterápicos, os antibióticos, imunossupressores, os beta-adrenégicos (a Teofilina, Salbutamol, Riniterol). Finalmente, apontaremos os problemas da idade. O idoso tem maior propensão à carência seja por problemas de absorção do magnésio contido nos alimentos, seja por maior perda.

A OBESIDADE PODE ESTAR ASSOCIADA A ESSA CARÊNCIA? Não se sabe. Contudo, pode-se raciocinar da seguinte forma: uma pessoa obesa, que se queixe de cansaço permanente ou freqüente pelo menos, pode lhe estar faltando o magnésio. Sem magnésio a atividade muscular é reduzida, portanto há pouco gasto de energia apesar da oferta contida nos açúcares ingeridos. Se não há como gastar, o organismo resolve estocar nos tecidos adiposos. Como dito no outro artigo, a obesidade é um problema muito complexo. É preciso ver caso a caso… Porém, uma outra coisa se sabe, é necessário magnésio para que qualquer organismo doente se restabeleça, seja por reposição complementar, seja pelas fontes alimentares comuns.


Volta I

Volta II

Segue…IV

Terapeuta Online/Produtos Naturais/Ensino a Distância/Auto-ajuda


4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.