Centro Holístico de Eventos e Tratamento Terapêutico – Contato: (48) 4052-9209(Fixo) – (48) 99982-3401(Tim) – Plantão (48) 99117-7777 – (WhatsApp +55489982-3401)

MINHAS PALAVRAS REVELAM QUEM SOU (FOFOCA)

Terapeuta On Line

Holo Spa - Vale Encantado

Biomagnetismo
Médico
(Medicina do Futuro!)

 MINHAS PALAVRAS
REVELAM QUEM SOU

Por: Aldo Novak
.
.
.
.
.

Você acha que pessoas perfeitas e equilibradas falam das imperfeições dos outros?
E o que você acha da fofoca, da intriga e dos comentários jocosos ou de dupla interpretação? Você faz isso?

Você é uma pessoa positiva cercada de pessoas negativas? Você está certo da “verdade”, mas as pessoas parecem todas perdidas?
Você sabe o que elas deveriam fazer para resolverem os grandes problemas da própria vida? Você fala mais de pessoas (do vizinho, do político, dos amigos) do que de ideias?
Antes que eu continue, leia esta frase:
“Quando Pedro fala de Paulo conheço mais Pedro que Paulo.” 
Sim, o fato de Pedro falar de um ponto negativo de Paulo mostra um ponto negativo no próprio Pedro, que cegamente acredita que o fato de falar de um ponto negativo de Paulo o isenta de pecados ou o eleva perante outros…
Pelo contrário. Ao escutar Pedro eu não sei se Paulo realmente tem qualquer falha, mas já tenho certeza de que Pedro tem.
Você é como Pedro? Em suas conversas você, todo o tempo, reclama de vários “Paulos”? Você conta “segredos” e “descobertas” sobre Paulo para outras pessoas?
Parabéns! (estou sendo irônico, neste ponto)
Você está em uma missão para provar que Paulo não é confiável?  
Talvez Paulo não seja confiável, mas isso é incerto. Por outro lado, é certo que você não é – pelo menos uma parte de você.
Quanto mais problemas enxergamos em outros, mais nós próprios temos isso.  Quando olhamos para alguém e vemos “imperfeições”, saiba que existem dentro de nós imperfeições complementares (ou iguais).
Vemos no mundo aquilo que temos dentro de nós.
Além disso, quem não tem pecados que atire a primeira pedra.
Aqui, desejo tratar de um lado perigoso da negatividade: a FOFOCA
Fofocar é o primeiro passo de erros muito mais sérios, como o boato, a intriga, a manipulação, os rumores, a calúnia e a difamação. Por isso, ter consciência sobre o que dizemos, e como dizemos, é a primeira chave para estancarmos tudo o que for ruim imediatamente. 
Será que fofocas são sempre mentiras?
Não, não existe relação direta entre fofoca e mentira. A fofoca costuma ser mentira, mas uma verdade negativa dita sobre alguém que não esteja presente também é uma fofoca e também pode derivar para intriga, manipulação, difamação e ser uma arma letal que destrói carreiras e vidas.
Mas o fato de ser uma verdade não torna a fofoca, a intriga, a manipulação, a calúnia e a difamação menos hediondas. 
A melhor definição de fofoca é a que uso na palestra FOFOCA
ZERO
 e que é defendida no livro A EMPRESA LIVRE DE FOFOCA:

é dizer algo negativo sobre alguém sem que a pessoa esteja presente.
O que você precisar dizer de negativo sobre alguém, diga para ela, jamais para outra pessoa. Diretamente, de modo que ela possa esclarecer para você.
Quando Pedro fofoca sobre Paulo, Pedro se queima ao tentar danificar a imagem de Paulo.
Como porta-voz oficial do livro A EMPRESA LIVRE DE FOFOCA, posso acrescentar o seguinte:

1. Intenção

A intenção defendida pelo fofoqueiro, em sua racionalização juvenil, é a de ajudar a pessoa que está escutando. Na maior parte das vezes, acredita que é isso que está fazendo. 
A intenção inconsciente é de se elevar ao custo de fazer com que outras pessoas se pareçam más, deficientes, falhas, perdidas ou negativas. 
Além disso, a pessoa que conta uma fofoca, nunca diz que é uma fofoca. Ela diz que é “um segredo”, uma “informação importante” ou uma parte da “verdade que aquele que escuta precisa saber”. 
Uma pessoa fofoqueira também se coloca como uma espécie de repositório de conhecimento, sabedoria, seriedade e verdade, dando a entender que o melhor seria que todos se comportassem como ela.
Se ela diz que não é perfeita, logo em seguida fala de muitas outras pessoas bem mais imperfeitas que ela, garantindo assim que – na comparação – ela seja a mais elevada e pura. Ou cita “avatares”, quase santos que passaram pela humanidade, para se certificar que apenas estes avatares estão acima dela. O restante da humanidade está abaixo.

2. O tipo de informações compartilhadas
Os fofoqueiros falam dos erros e defeitos dos outros, ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o seu conhecimento ou aprovação. 
Falam de como outros se vestem, com quem estão namorando ou saindo (ou com quem namoraram e saíram) quais ideias e crenças têm (geralmente, diferentes das do fofoqueiro) e como são preguiçosas e irresponsáveis, deixando a família sempre em segundo plano.
Quando não citam isso, podem citar o inverso, dizendo que elas são ótimas, mas trabalham demais…  adivinhe: deixando a família sempre em segundo plano.  
Algo de negativo deve ser dito, mesmo que seja o oposto, desde que dê apoio à conclusão final.
Mesmo se não tiverem má intenção, ainda é fofoca.

3. Fofoqueiro é quem fala e quem escuta
A maior parte das pessoas pensa que fofoqueiro é quem diz uma fofoca, mas não quem a escuta. Engano!
Fofoca não é apenas falar algo negativo sobre alguém, sem que a pessoa esteja presente. Fofoca é também escutar passivamente algo negativo sobre alguém sem que a pessoa esteja presente. 
A fofoca, portanto, não existiria sem que aquele que faz a fofoca encontrasse quem a escuta.

4. O antídoto
O melhor modo de cortar o mal pela raiz é simplesmente jamais escutar uma fofoca passivamente ou, se escutar, JAMAIS passar adiante.
Simplesmente diga para a pessoa, antes que ela termine uma fofoca: “Estou vendo que você tem uma ideia bem clara sobre (nome da pessoa), ou informações importantes.
Então, melhor conversar COM ELA imediatamente.
Depois eu falo com ela sobre isso também”.

Caso o fofoqueiro não tenha entendido, deixe mais claro:
Se você não disser para ELA isso, eu digo que escutei DE VOCÊ.
Então, sugiro que você já fale com ela sobre isso”
.

Esta tática, descrita no livro A EMPRESA LIVRE DE FOFOCA, fará com que o fofoqueiro JAMAIS tente usar você para novas fofocas. 

5. Assuma, sempre, que a fofoca é uma mentira, ou algum tipo de vigançazinha juvenil
Não importa quem disse isso ou como chegou até você, assuma que tudo o que chega no formato de uma fofoca seja mentira. 
Mesmo que seja verdade, ao assumir que é uma mentira você rompe o circuito de crescimento da fofoca. Se, em uma empresa, a pessoa que era encarregada de um projeto não entregou no tempo certo, e todos estão comentando isso (que é uma verdade), mas ninguém está falando com a pessoa diretamente, então é uma fofoca. 
Portanto, quem a começou tem que dizer diretamente à pessoa que não entregou o trabalho. Você deve assumir que é uma mentira. Parece contra intuitivo, mas é assim que rompemos o ciclo da fofoca e fazemos com que as pessoas conversem diretamente sobre suas dúvidas. Ponto final.
Assuma que toda informação obtida por meio de uma fofoca é uma mentira – e comporte-se partindo deste princípio.

6. A autopercepção
O curioso é que a grande maioria das pessoas que falam dos erros de outras, incluindo um elogio na frase, fazem fofoca e induzem seus ouvintes para conclusões negativas sobre outra pessoa, raramente notam que estão sendo negativas.
Elas se dizem positivas, mas a todo o momento falam de um erro, uma falha, um pecado de outra pessoa. Assim, elas são  megafones de negatividade, quando pensam que estão sendo exatamente o contrário. 
Observe sua linguagem. Observe suas frases. Observe-se.

7. O Anjo: um truque certeiro para voltar a ser uma pessoa positiva – de verdade
Há algumas semanas dei como sugestão que você passe a usar um “anjo” para certificar-se do modo como se comunica.
Eu disse: muitos de nós gostaríamos de voltar a ser positivos. O desafio está em que quando estamos acostumados a falar de um jeito, nosso modo de falar e construir sentenças está automatizado e, quando começamos a nos observar, geralmente detectamos que estamos sendo negativos e fofocando muito depois de termos dito algo.
Além disso, muitas vezes, só descobrimos que estamos sendo pessoas negativas e fofoqueiras ao final do dia, ou quando estamos escrevendo um diário com os fatos mais importantes que nos aconteceram.
Eu tenho muito a aprender, mas sei quando alguém que conversa comigo está sendo negativo, disfarçando como algo positivo, fofoqueiro, manipulador ou vingativo. Mesmo quando tem boa intenção, há o modo certo e o errado de fazer isso.
O certo é conversar com a pessoa que é alvo da fofoca.
O errado é fofocar comigo sobre ela.

Lembre-se, quando Pedro fala de Paulo, eu não tenho certeza de que Paulo tem qualquer defeito, mas sei na hora que Pedro tem.
Boa sorte. 

Aldo Novak
Porta-voz Oficial: A EMPRESA LIVRE DE FOFOCA e criador da
palestra FOFOCA ZERO. Autor do livro Força de Impacto:
Como ter desempenho extremo quando você mais precisa

A Empresa Livre de Fofoca

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.