Centro Holístico de Eventos e Tratamento Terapêutico – Contato: (48) 4052-9209(Fixo) – (48) 99982-3401(Tim) – Plantão (48) 99117-7777 – (WhatsApp +55489982-3401)

Teologia – Via6

Terapeuta Online/Produtos Naturais/Ensino a Distância/Auto-ajuda
Encontrei numa busca de teologia, através do Google, este post que fiz em 2007 no Via6 (site de relacionamentos no mundo corporativo) e trago para sua apreciação, pois achei interessante as abordagens…
Embora tenha o Via6 acesso público, ressalto que se eventualmente alguns dos envolvidos nesse fórum, acharem por bem a omissão da sua manifestação, o farei prontamente.
Seguindo minha intuição estou reeditando tudo aqui sem fazer com a razão uma devida avaliação das questões legais sobre direitos e privacidades, levando em conta que na visão holística tal atitude está atendendo algum propósito, já que somos instrumentos a serviço do universo.
Abraços
Egídio Garcia Coelho
Holoterapeuta CRT-37091

Teologia

18 respostas | 651 acessos
Por: Egídio Garcia Coelho
Quando se estuda teologia dentro de uma determinada doutrina, nosso intelecto se alimenta com fortes convicções que uma vez arraigadas nas entranhas, torna-se difícil livrar-se sem muita dor e frustração. Ao se tentar vencer os fortes dogmas, ficamos sem o alicerce de sustentação mística necessário na ignorante vida do homem.

Cada doutrina ilustra seu Deus de forma a defender sua filosofia que acaba por confundir ainda mais aos mais dedicados, inteligentes ou disciplinados que ouvindo seu interior chegam mais perto da verdade. Daí a necessidade da meditação para que se possa romper todo essa gama de ensinamentos dos homens e se chegar ao que herdamos como legítimos filhos da luz.

Se entendermos na profundidade o peso da cruz para os cristãos e o karma da filosofia oriental, então cai por terra o Deus pessoal capaz de numa competição com 100 participantes dar preferência a apenas um vencedor, menosprezando todos os devotos pedidos que seguramente existiram entre os demais.

Vi algo semelhante num texto de Daniel Ruffini sobre alguém que havia se classificado num concurso público dizendo que Deus havia operado em sua vida:
“Então Deus ignorou a vida e os pedidos de ajuda de todas as centenas de pessoas que com ele concorreram por uma vaga? Então Deus certamente tem preferências, porque preferiu a ele ao contrário dos demais”.

Quero chegar no ponto de esclarecer que devemos sim nos esforçar, estudando, trabalhando ou colocando nosso talento a serviço do universo que responderá dentro das leis divinas segundo nossos méritos.

Há quem inda se iluda de que apenas com orações e sem nenhuma prática que possa dar retorno ao universo sobre o privilégio de estar vivo e ter seu sustento não importando a origem, consiga realizar seus sonhos.

Egídio Garcia Coelho
Publicado no Recanto das Letras em 28/04/2005
Código do texto: T13675

Autor: Egídio Garcia Coelho
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=13675

Egídio Garcia C.

Tuesday, 14 de August de 2007 – 22:01

Este artigo está entre as 195 das minhas publicações no Recanto das Letras com um total de 24.290 leituras .


Vítor Alberto K.

Consultor sócio-gerente da TRENDS Consultoria Empresarial Ltda

Tuesday, 14 de August de 2007 – 22:46

Caro Egídio, Boa Noite irmão !

Muito vagas as colocações…
A linha de entendimento se encontra um pouco desconexa.

Não nos importemos tanto pelos números (quantidade) e sim, pela qualidade.

PS: Não cometemos o grave erro de personalizar os artigos e publicações de cunho místico e filosófico, senão incorerremos em gravíssimos erros, principalmente, espirituais.

abs/Vitor

Everaldo d.

diretor comercial da grupo wing motopecas

Wednesday, 15 de August de 2007 – 08:53

ola
amigo
parabens pelo artigo, tenha um otimo dia

grato
Everaldo


André Q.

Gerente de Projetos de TI da Fundação João Paulo II

Wednesday, 15 de August de 2007 – 09:31

Olá Edídio, Vitor e Everaldo…

É verdade que precisamos ter um cuidado todo especial com os artigos de cunho místico. Mas lendo o texto acima, lembrar-me de algumas cenas típicas ao final de partidas de futebol, onde escutamos: “Graças a Deus conseguimos nosso objetivo de mais 3 pontos e se Deus quiser chegaremos ao título…”

Abraços/André


Egídio Garcia C.

Wednesday, 15 de August de 2007 – 12:15

Gente querida!
Longe de ser um escritor profissional, apenas digito algumas inspirações por entender que de alguma forma se fazem necessárias.
Gosto de escrever usando a intuição e vou levando o texto até que percebo interferência da razão.
De tudo que tenho publicado, seguramente eu aproveitaria muito pouco se fosse buscar com a razão uma fundamentação lógica.
Porém, tenho que admitir que meus textos, às vezes desconexos, têm me levado a profundas reflexões com excelentes resultados para entender a mecanicidade do universo no terreno místico e filosófico.
Saibam também que sem as críticas eu ficaria estagnado e sem a possibilidade de vir gradativamente aprender a fazer uso da razão para expressar meus entendimentos intuitivos.
Abraços/Egídio
Atualizada em: Thursday, 16 August, 2007 – 19:41


Vítor Alberto K.

Consultor sócio-gerente da TRENDS Consultoria Empresarial Ltda
Wednesday, 15 de August de 2007 – 12:48

Querido Egídio,

Minha “crítica” foi apenas construtiva.
Falar e escrever sobre Deus, creio tratar-se de uma missão complexa, com certeza. Às vezes as palavras se tornam desconexas, pois existem sensações, sentimentos e emoções que jamais poderão ser expressas em palavras, e apenas, sentidas e vivenciadas, não é verdade ?
Peço humildes desculpas. Não quis ser pejorativo ou expressar-me negativamente, apenas fui sincero na minha compreensão do texto.
Façamos melhor, desconsidere minhas colocações, de coração.
Não vou deletar o “post” foi já está publicado e devo assumir as minhas palavras.

Sou um eterno aprendiz, sujeito a cometer muitos erros ainda, com certeza.

Quero aprender e me relacionar muito contigo ainda e trocar bons conhecimentos.

abs.


Armando A.

Diretor de Redação/Editor (Jornalista) da Revista Porto S.A.
Thursday, 16 de August de 2007 – 09:03

Egídio,

Reflexões teológicas são importantes, ainda que em um ambiente corporativo.

Porque, por mais competitivo e exigente que seja o mundo empresarial, volta e meia ouvimos alguém atribuir a Deus o sucesso, o triunfo, a glória quando se alcança ou se alcançou um cargo, uma meta.

Na leitura do seu texto, me veio à mente imagem a alusão feita pelo André, dos jogadores de futebol que atribuem a Deus a vitória em uma partida ou o triunfo em um campeonato. É interessante imaginar Deus torcendo a favor de um determinado time de futebol (ou Seleção), em dettrimento de outro…

Entendo que, quando se fala de Deus, é importante que façamos definições ou conceitos.

O que ou quem é Deus? Que características tem e não tem? Deus é uma força? Que tipo de força? Deus está presente em tudo, em todos, em todo o Universo?

É também interessante ler argumentos dos céticos e ateus sobre Deus. Os questionamentos que eles fazem permitem colocar luz sobre definições e conceitos de Deus.

E sobre Einstein, circula na Internet um interessante texto, que postarei neste espaço em 2 comentários seguidos, porque tem mais de 2.000 caracteres, que é o limite de espaço definido para cada postagem.

Boas reflexões a todos, inclusive sobre Deus.

Um abraço

Einstein, o genial cientista que elaborou a Teoria da Relatividade, também tinha as suas percepções sobre Deus que são interessantes.


Wlademir P.

Thursday, 16 de August de 2007 – 09:07

Caro Egídio
O texto é interessante e nos leva a meditar sobre a situação da pessoa que participou do concurso. Eu particularmente creio que Deus não tem preferência ELE apenas age em favor daqueles que o buscam e se achegam a ELE. Essa oportunidade está aberta a todos, assim, podemos meditar também nas demais pessoas que também participaram e venceram o concurso, mas quantos deram crédito a Deus pela interferência? Apenas um?
Jesus, nos contam os Evangelhos, curou dez leprosos, mas apenas um voltou para agradecer. Segue abaixo um dos textos que publico diáriamente no site www.umapalavra.wordpress.com

“A Palavra de Deus perscruta bem dentro de cada coração e revela tudo aquilo que as pessoas não podem ver. Alguns cristãos dão muita ênfase ao correto manuseio da palavra da verdade. Na realidade, a própria Bíblia diz que devemos fazer isso (II Timóteo 2:15); entretanto, ela também diz que a Palavra de Deus tem de dividir-nos. Talvez estejamos errados em buscar, primeiro manejar a Palavra antes de permitir que ela realize sua obra em nós! Será que temos consciência desse caráter vivo e poderoso da Palavra de Deus?”

Um forte abraço
Continue escrevendo, meditando e levando outros a meditar.
Wlademir


Armando A.

Diretor de Redação/Editor (Jornalista) da Revista Porto S.A.
Thursday, 16 de August de 2007 – 09:13

O MAL EXISTE? (1)

Alemanha Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim…

Um professor universitário desafiou seus alunos com esta pergunta:

Deus criou tudo o que existe?

Um aluno respondeu valentemente:

Sim, Ele fez.

Deus criou tudo? – Perguntou novamente o professor

Sim senhor – respondeu o jovem.

O professor respondeu:

Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

Posso fazer uma pergunta, professor?

Lógico – foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

Professor, existe o frio?

Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu:

De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos
se não temos calor.


Armando A.

Diretor de Redação/Editor (Jornalista) da Revista Porto S.A.
Thursday, 16 de August de 2007 – 09:13

O MAL EXISTE? (2)

E existe a escuridão? – Continuou o estudante.

O professor respondeu:

Existe.

O estudante respondeu:

Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não, até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não. Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? A Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

Senhor, o mal existe?

O professor respondeu:

Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.

Ao que o estudante respondeu:

O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência de Deus, é o mesmo dos casos anteriores. O mal é uma definição que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Deus não criou o mal.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado%6

Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

ALBERT EINSTEIN



Egídio Garcia C.

Thursday, 16 de August de 2007 – 10:29

Nassa!
Que maravilha, vejam só quanta manifestação?
Estou maravilhado.
Confesso estar me sentindo sem palavras para retribuir a altura o nível desse fórum.
Assim, de coração e com toda abrangência “MUITO OBRIGADO”.
OM SEJA…
Egídio


Egídio Garcia C.

Thursday, 16 de August de 2007 – 11:52

Vitor querido!
Fiquei um pouco constrangido com tua resposta e com medo de ter talvez, me expressado mal, demonstrando alguma aversão a tua crítica. Escrevo fazendo uso da intuição e nestas circunstâncias eu teria que filtrar com a razão cada palavra para ser bem eficiente na minha comunicação, deixando transparecer meu verdadeiro sentimento. Muito pelo contrário. Saiba que sua grandeza já estava reconhecida muito antes do seu humilde pedido de desculpas que era desnecessário. Afinal, estamos nos expondo de coração aberto com o propósito de crescer e não de impor nossas provisórias verdades. Por isso ficamos preparados para evitar a defensiva, agregando sempre mais a cada manifestação por mais cética ou irônica que possa parecer.
Beijos no coração
Egídio
Atualizada em: quinta, 16 agosto, 2007 – 19:49


Egídio Garcia C.

Thursday, 16 de August de 2007 – 12:48

Caro Armando!
Bem oportuno o que nos trouxe do Einstein. Também faço uso dessa mensagem há muito tempo.
Quanto as tuas perguntas que estão abaixo, vou respondê-las de forma intuitiva, embora saiba não terem sido feitas com o propósito de receber resposta:

O que ou quem é Deus?
R. O todo, tudo! Somos um mesmo espírito com diferentes faces. Diferentes formas. É vida. É vibração animada com movimentos visíveis ou inanimada com movimentos invisíveis, vistos em nível molecular. Por fim, um entendimento que quando alcançado, fica difícil, ou melhor, impossível racionalizar, diante das nossas limitações.

Que características têm e não tem?
R. As mais diversas, diante das tantas culturas distribuídas pelos cantos do planeta (e universo). Se visto de forma racional… É um vazio permanente onde tudo pode estar ou não estar. Ele sempre estará… a qualquer momento e em qualquer lugar. Pode ser ilustrado como um círculo. E dentro as criaturas e criações, porém, sem nada o círculo permanece eternamente. Daí nossa necessidade de alcançar no silêncio o Vazio, onde habita a semente, (a centelha…)

Deus é uma força?
R. Sim, uma força creadora (antecede a criadora). Alpha e Omega, Yin e Yang. Pedra filosofal (alquímica/Hermes Trismesgistos).

Que tipo de força?
R. Atômica! Fonte de vida. INRI = Igne, natura, renovator integra. (a natureza é inteiramente renovada pelo fogo).

Deus está presente em tudo, em todos, em todo o Universo?
Deus é! E sendo…, me faz te amar incondicionalmente, ou seja, independente de como você possa estar, pois, te amo pelo que é, não pela forma que está no presente ou esteve no passado. No fundo somos UNO!

Pronto! Foi assim que ficou de forma resumida e naturalmente se eu fizer uma avaliação racional, jamais teria coragem para dar o clik no “Responder”.
Abraços
Egídio

Atualizada em: Saturday, 18 August, 2007 – 01:22


Vítor Alberto K.

Consultor sócio-gerente da TRENDS Consultoria Empresarial Ltda
Thursday, 16 de August de 2007 – 18:31

Obrigado Egídio, meu irmão.

Parabéns a todos pelas maravilhosas colocações.

abs.


Egídio Garcia C.

Thursday, 16 de August de 2007 – 19:58

Boa noite!
Tenho um texto “polêmico” nesta mesma comunidade, editado aqui em fevereiro de 2007 que tem apenas 33 visitas, mas, fiquei me questionando por que, até agora não houve manifestações?
Ficaria honrado se alguém dedicasse alguns minutos para conhece-lo e quem sabe quebrar tamanho silêncio.
Abraços
Egídio


Edson C.

Coordenador de Vendas e Pós-Vendas da Tecnoforma
Friday, 17 de August de 2007 – 18:15

Srs.,

Apesar de o texto parecer um pouco complexo, podemos ler e perceber que é importante parar um pouco e medidar.

Me faço totalmente dependente de DEUS, creio nele acima de tuod e de todos, mas também não posso deixar de me esfroçar, trabalhar, buscar meus objetivos, mas certo de que preciso tê-lo sempre à frente.

O tempo ficou muuuuito escasso nos ultimos anos,temos trabalhado muito, atualizado em estudos e buscas proissionais constantes, também é claro, vivemos numa globalização fervente, mas não podemos perder nosso valores, como o ócio, a família (esposas primeiramente e depois os filhos), familiares, parentes e amigos, não importando os dois ultimos a preferência.

Relamente precisamos viver cada momento, mas sim, paramos poucos minutos em nossas tarefas, refletirmos nas coisas que fazemos e ainda podemos fazer, e fala com DEUS.

É isso mesmo falarmos com DEUS, às vezes à sós, com certeza Ele colocará algo novo em seu coração e te fará reagir melhor, e passarmos aos nosso próximos.

Mas nunca esqueça de dividir e compartilhar com familia e outros, e também é muito importante termos comunhão com alguma igreja que relamente expressa a pura verdade sobre DEUs, e seu filho JESUS, pensem nisso.


Janaína B.

Friday, 17 de August de 2007 – 19:03

Boa Noite Egídio,

que bom vc ter escrito sobre Espiritualidade, obrigada pela contribuição neste tema tão simples.

Gostei muito sobre a menção da necessidade da meditação, pois muitos ainda acham que devem ser ZEN para fazer esta prática, que nos ajuda na organização de nosso tempo ao invés de perder nosso tempo…acho que tudo que vêm de Deus é válido, é lindo…e está sendo praticado nas organizações através da Sustentabilidade…fico feliz..mas reflito muito ainda se TODOS estamos entendendo tudo isso com o coração ao invés da razão…vc não acha que já usamos a razão demais???

Deus, em sua infinita Sabedoria, têm nos ensinado mesmo de forma sutil que TUDO em nossa vida é Energia, é Luz…somos Luzes e devemos brilhar sempre.

Um gde abraço!!!

Atualizada em: sexta, 17 agosto, 2007 – 21:27
Atualizada em: Friday, 17 August, 2007 – 21:27


Egídio Garcia C.

Friday, 17 de August de 2007 – 21:27

Gente querida!
Expresso aqui minha gratidão pelas manifestações e ficarei sempre a disposição para eventuais esclarecimentos sobre algum entendimento, porque posso estar equivocado.
Aqui juntos podemos somar nossos pontos de vista e crescer um pouco.
Quanto a pergunta da Janaina, posso dizer que o desenvolvimento do intelecto não representa crescimento espiritual, pois, a razão faz com que nosso intelecto se sinta auto suficiente.
Logo, estamos a beira de uma catástrofe e só a nossa intuição que é divina poderá impedir.
Abraços
Egídio
Atualizada em: Tuesday, 28 August, 2007 – 23:17

Terapeuta Online/Produtos Naturais/Ensino a Distância/Auto-ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.