wpe8.jpg (23632 bytes)
wpe7.jpg (224411 bytes)
Em nome do amor

Reportagem de: LIANE FACCIO

Até os 25 anos, quando perguntado sobre o nome de seu pai, o gaúcho Hugo Sérgio Marques ficava constrangido ao dizer que não sabia a resposta. Depois de descobrir que seu provável pai é Senor Abravanel, o empresário e animador Silvio Santos, o constrangimento aumentou. Decidido a dar um fim ao desconforto das dúvidas e boatos, ele veio a São Paulo para contar a história de seu processo de reconhecimento de paternidade.
Gerente de hotel em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, pai de dois filhos e com 40 anos de idade, Marques é autor da ação ordinária de investigação de paternidade número 3.318/96 recebida pela 2ªVara de Família do Fórum de Santo Amaro-SP em 14 de dezembro de 96. Na primeira audiência, perdeu a viagem, Silvio Santos não havia sido intimado e não compareceu. O segundo não foi melhor. Na reunião de 17 de abril , os representantes legais do dono do SBT constestaram a ação na Justiça.
Ao apresentar a tréplica, o gerente acredita ter obtido a primeira vitória. Segundo ele a juíza Silvana Malandrino Mollo aceitou seus argumentos e oficiou um laboratório para que o empresário se submeta a exame de DNA. Por lei, Silvio Santos não é obrigado a fazer o teste. "Se não fizer, assume que deve alguma coisa, pois quem não deve não teme."
O advogado de Silvio Santos, Dilermando Cigagna Júnior, afirma que o empresário não fugirá as suas responsabilidades. "O processo está em fase de instrução e aguardamos que a parte prove suas alegações", informou Cigagna. "Caso elas sejam compravadas, Silvio Santos seguirá as determinações judiciais."
O exame de DNA é o último passo de uma luta que começou tímida, via telegramas, fax e telefonemas, na década de 80. A batalha ganhou contornos judicias em 90, quando Marques soube que o cantor Roberto Carlos assumirá Rafael Braga, nascido de um romance com Maria Lucia Torres. Havia um exemplo ao mesmo tempo bom e ruim, o de Pelé. Apontado pela Justiça como pai de Sandra Regina, Pelé não a reconhece como filha.
A possibilidade de repetir a história de Sandra Regina - ganhar na Justiça, mas não receber o afeto do pai - o preocupa. "Seria mais inteligente se ele tivesse me chamado para fazer o teste e liquidar a questão, de forma amigavel", afirma Marques, ainda com esperança de construir um laço afetivo com Senor Abravanel. "Estamos 40 anos atrasados mas nunca é tarde para começar uma amizade."
O texto acima foi escrito em uma coluna, tendo a direita duas fotos, sendo em cima Guilherme e abaixo Renata. Entre as duas fotos uma frase com destaque: "Marques acha que seu filho Guilherme é muito parecido com Renata"(filha de Silvio Santos). E a esquerda da coluna, uma foto de uma jovem ocupando duas colunas de largura, tendo abaixo a seguinte frase: "Vilma teria conhecido Silvio Santos em 1955" e logo abaixo uma manchete sensacionalista: "Filhos vão herdar império" Na mesma largura da foto continuando a reportagem num quadro moldurado, tendo no fundo sob as letras o sinal de cifrão "$" ocupando as duas colunas e exibindo o seguinte texto:
Herança não o preocupa, ao menos no momento. Caso seja reconhecido filho de Senor Abravanel, Marques será um dos herdeiros de um império que faturou 1,7 bilhões de dólares em 1996, superior a empresas como Sharp, Perdigão e Parmalat.
O grupo Silvio Santos S/A é composto de cinco unidades de negócios, entre as quais o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é apenas uma empresa. As demais são o Baú da Felicidade, a Liderança Capitalização, responsável pela Telesena, o setor financeiro formado por banco, corretora e empresa de factoring, e o segmento de automóveis, integrado por três revendedoras Volkswagen e uma de motos Honda. O grupo ainda disputa o mercado de telefonia celular.
Estimativas recentes mostram que o maior patrimônio de Silvio Santos é a própria imagem. Dono de um prestígio acumulado em 35 anos de televisão, ele embolsa, por mês, 1,5 milhão de dólares só para apresentar seu programa dominical. Ao estrelar comerciais para as empresas do seu grupo, fatura em torno de 2 milhões de dólares. Não estão incluídos nestes cálculos os ganhos como acionista do Grupo SS, nem o que lucra em aplicações financeiras ou em rendimento com imóveis. Saudado pela receita federal como a pessoa física que mais paga Imposto de Renda no país, o apresentador foi camelô, radialista e animador de um programa na Rede Globo, até ganhar uma concessão de televisão. Foi casado com Cidinha, morta de câncer, com quem teve duas filhas. Casado atualmente com Íris, teve outras quatro filhas. Hugo Sérgio Marques seria seu único filho homem.
_________________________________________________________________

Completando a página temos na coluna da esquerda:

Segredo Revelado depois de 25 anos.

O ultimato de Hugo Sérgio Marques para saber quem é seu pai foi dado à mãe Vilma Marques, durante um almoço de família em 1982. O pai afetivo estava morto havia um ano e ele queria saber quem era o verdadeiro. Naquele domingo, mãe e filho se fecharam na Sala de televisão, por ironia sintonizada na TVS, o atual SBT. Diante da insistência do rapaz ela apontou para a tela e disse que quem ele   procurava era Silvio Santos. Marques soltou um risinho, tentou imitar a gargalhada do apresentador, mas freou a zombaria ao ver sinceridade no choro da mãe.
Zonzo com a revelação, Marques pegou sua mulher e veio a São Paulo. Queria ver Silvio Santos ao vivo. Entrou no estúdio onde o animador gravava seu programa, ficou em um canto, misturado ao público, tentando encontrar naquele senhor quase familiar traços de parentesco, uma semelhança física, algo em comum. Não achou nada. Marques tinha 25 anos, era técnico em hotelaria e havia jurado a mãe que não procuraria o empresário. Manteve a palavra cinco anos.
O filho da telefonista Vilma nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 9 de junho de 1956 e cresceu sabendo que não tinha o sangue do homem que casou com sua mãe. Na infância, amargou brincadeiras em função do espaço vazio na identidade reservado ao nome do pai. "A discriminação contra filho de mãe solteira não tem fim", afirma. "Aprendi a retrucar que nasci filho de uma chocadeira."
O suposto romance entre Vilma e Silvio Santos está no processo que corre em segredo de justiça, e por isso é mantido em sigilo. Marques só adianta que possui testemunhas do envolvimento da mãe, aos 21 anos de idade, com o apresentador, então com 25 anos, quando ela saiu de Porto Alegre para tentar ganhar a vida em São Paulo, em 1955. O romance terminou sem que Vilma revelasse a gravidez. Também trás na carteira a foto do seu filho mais novo, Guilherme Augusto Marques, como prova de semelhança com a caçula do empresário, Renata Abravanel.
Ele mandou ao empresário mensagens por fax, telegramas, arriscou telefonemas. "Filho de Silvio Santos aparece todo dia", ouvio pelo telefone várias vezes. Ao comentar que buscaria na justiça o reconhecimento do pai, perdeu o apoio da mãe. "Ficamos três anos sem nos falar", conta.
Com vergonha dos comentários da vizinhança, Vilma mudou de Florianópolis, em Santa Catarina, para Torres, no RS. Marques diz que o laço com a mãe foi refeito recentemente. Agora quer construir uma relação com o pai.
_________________________________________________________________Fim.

Em Junho de 2000, Hugo passou por uma grande provação.


Diante do projeto de Qualificação do Servidor Público Municipal-SC que estava para ser iniciado em julho/2000, estavamos reunindo os profissionais do MMB qualificados para ministrar os cursos de Motivação e Oratória, quando numa passagem pelo centro de Florianópolis, encontramos por acaso (nada é por acaso) nosso amigo Hugo que, acreditavamos estar nadando no dinheiro e não mais interessado em ministrar cursos. Foi uma alegria o encontro e ao mesmo tempo ficamos decepcionados pois, pensavamos que o Silvio Santos já o tinha reconhecido como filho diante de tantas evidências e também pelos recursos que a ciência já dispõe para por fim a uma situação dessa. Quando falamos sobre nossa atividade e que estavamos reunindo os instrutores, este ficou interessado e pela agenda, tinha disponibilidade. Resolvemos dar a ele uma oportunidade e para ter certeza que estava preparado, lançamos um desafio.
Como dentro das minhas qualificações profissionais, está a automação industrial, conheço e desenvolvo projetos de redes de distribuição de ar comprimido. Sempre que possível também ajudo na execução da obra para acompanhar o cotidiano de colaboradores serviçais (peão de obras), enfrentando todo e qualquer tipo de trabalho, desde cavar buracos, carregar brita, torcer tubos galvanizados e conexões, pintura, enfim todo o serviço. Tinhamos um projeto aprovado em uma Fábrica de Calçados na Cidade de Nova Trento e poderiamos executar a obra na qualidade de serviçais, bastando para isso contratar colaboradores a menos e assumir os serviços na devida proporção.
Seria sem dúvida um grande desafio e uma excelente oportunidade para testá-lo.
Para nossa surpresa o Hugo aceitou, naturalmente com uma remuneração diferenciada e também sabendo quais eram nossos objetivos. Fechamos portando o serviço com a empresa Lia Line Calçados e iniciamos o trabalho. Era muito engraçado porque muitos dos funcionários que me conhecem e estão acostumados a me ver sempre te terno e gravata, ficavam estarrecidos diante da visão do autentico peão pegando firme e todo sujo. A maior gozação foi quando me perguntaram quem era o meu auxiliar de quase 2 (dois) metros e beirando os 100 (cem) quilos e respondi, não ser um peão qualquer que contrastava com minha estatura de 1,64 m e meus 70 e uns quilos, pois, tinha sangue nobre e um sobrenome respeitável (Abravanel). As gargalhadas eram muitas e a brincadeira seguiu adiante por mais de uma semana, até que resolvemos na semana seguinte que estava previsto o encerramento da obra,  mostrar as reportagens. Foi um verdadeiro espanto. A notícia se espalhou entre os quase 200 (duzentos) colaboradores da empresa que chegavam a fazer fila para conhece-lo de perto. No restaurante onde almoçavamos, que sempre havia uns olhares suspeitos sobre aqueles peões sujos que chegavam de carro importado, logo chegou a notícia e começou a tietagem. Na obra, Hugo portava-se como um peão de primeira linha que acabou trabalhando dobrado sendo sugado e explorado pelos expertos peões que costumam se desviar do serviço mais pesado e zombavam da sua iniciativa.
A partir das 17:00 horas, trabalhavamos sozinhos até por volta das 23:00 horas, tendo alguns dias que seguir madrugada a dentro, chegando até a virar a noite inteira para cumprir o cronograma da obra que atrasou diante de um temporal de chuvas fortes que comprometeram a parte externa da obra. Como não estava acostumado naquele serviço, se fazia necessário ficar sempre alertando-o sobre o risco de acidentes por ser muito afoito e rápido no serviço. Logo de início, prendeu o dedo numa chave, derramando seu precioso sangue no piso de cimento bruto ainda sem acabamento. Mas, nada grave, foi apenas uma pequena beliscada que facilmente ficou escondida numa boneca de fita isolante até o final do expediente. Quase no final da obra, levou uma pancada séria da cabeça com uma chave de gripo pesada, chegando a cair sentado e quase perder os sentidos. O homem é realmente muito forte. Em pouco tempo se restabeleceu e mostrou-se inteiramente recuperado. É claro que mais tarde com o corpo frio, precisou recorrer a uns analgésicos. Dormimos sempre num mesmo hotel do casal Nadia e Edson  em Nova Trento-SC, no mesmo apartamento por vários dias, podendo observar sua disciplina diária e ouvir seus comentários otimistas como se uma contagem regressiva estivesse terminando na direção do sonhado abraço com o pai judeu que tanto admira.
Pretendemos contar mais detalhes em livros sobre nossas aventuras as vezes masoquistas, porém de grande valia para alcançarmos uma comunicação eficiente quando em nossos cursos, nos dirigimos aos diferentes níveis de colaboradores em qualquer segmento da indústria, comércio e prestadores de serviços.
Nossa aventura foi no período de 13/junho à 11/julho/2000 e em seguida iniciamos a execução do Projeto de Qualificação do Servidor Público Municipal, ficando o Hugo responsável pelo treinamento de 40 horas com Motivação e Oratória nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz-SC e Santa Rosa de Lima-SC. Como já era esperado, o animador superou as expectativas, cativando seus alunos e transformando muitas vidas com os ensinamentos que soube tão bem ministrar por tratar-se de experiências vivenciadas no seu cotidiano.
Temos muito mais a dizer sobre este homem que luta desesperadamente para ter em sua carteira de identidade ao invés de pontinhos, o nome de um pai que tanto admiramos e citamos como modelo em nossos cursos. Um pai que temos a convicção de que já é conhecido e estranhamente estende essa agonia do seu filho que já chegou até a vencer um câncer graças ao seu auto-desenvolvimento, ajudado claro pela medicina moderna mas, sem dúvidas, neutralizou a causa com a esperança de experimentar um dia fazer aquela amizade tão sonhada.
Gradativamente, estaremos acrescentando mais informações sobre todos os passos que até agora ficaram reservados para não prejudicar o andamento do processo que misteriosamente foi vencido por seu pai em Segunda Instância.

Ficamos honrados com sua visita!
Grato/Egídio